O Parque Tecnológico de Sorocaba e a Via Maker realizam nos dias 25 e 26 de agosto seu 4º Festival de Robótica.  A quarta edição do evento terá palestras de profissionais renomados, show de talentos, planetário móvel, feira de adoção pet, oficinas maker, foodtrucks, cabine fotográfica, show de talentos, exposição de projetos das escolas participantes e o divertidíssimo torneio de robótica com missões, entre outros.

O Festival cresceu em atrações e, com o novo formato, espera receber neste ano cerca de oito mil visitantes – a edição passada recebeu aproximadamente cinco mil. A programação dos dois dias – 25 e 26 de agosto – contemplará entusiastas da prática maker e o público em geral. Participarão do evento cerca de 900 alunos e professores divididos em 80 equipes de robótica do estado de São Paulo.

No primeiro dia do evento, das 8 às 18 horas, haverá o Festival Júnior para os alunos mais novos, do Fundamental I (6 a 10 anos), com apresentações dos projetos de pesquisa e realização de missões simples na mesa de torneio. Já no dia 26 acontecerá o Festival de Robótica do Fundamental II (11 a 16 anos), com as batalhas de robôs tão esperadas por todos. O tema deste ano é o Espaço.

“Com apoio de patrocinadores e parceiros, realizaremos mais um grande evento de robótica educacional. O público pode esperar atrações divertidíssimas e muita coisa bacana”, garante Daniel Lorenti, diretor da Viamaker Education. A entrada para o festival é um kilo de alimento não perecível que será destinado a entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS).

O ciclo de palestras é uma das novidades desta edição e será um dos pontos altos. Especialistas renomados das áreas de coaching, desenvolvimento humano e astronomia discorrerão sobre temas como superação, motivação e persistência; valorização do trabalho em equipe; inteligência emocional; entre outros. Os bate-papos serão abertos ao público, sendo disponibilizadas 150 vagas por palestra. As inscrições devem ser feitas através do e-mail: [email protected] ou pelo site: http://festivalderobotica.com/.

Outra novidade é o planetário móvel fulldome, o mesmo que é utilizado pela Universidade de São Paulo (USP), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Agência Espacial Brasileira. Com alta resolução e exibição em 360º, o planetário atende até 50 pessoas por sessão e promete uma verdadeira viagem pelo Espaço.

Na área externa do parque estarão os foodtrucks, com delícias para todos os gostos, e a feirinha de adoção de animais. Cães e gatos, adultos e filhotes, estarão à espera de um lar. A feirinha de adoção acontecerá no sábado, dia 25, com o apoio da Amor Animal, e no domingo, dia 26, com o apoio da AATAN.

Ainda dentro das novidades da programação, um inusitado show de talentos promete animar o público presente no Parque Tecnológico de Sorocaba. Vale tudo na hora de mostrar as habilidades: cantar, dançar, tocar algum instrumento, fazer mágica, contar piada e até assoviar.

A Viamaker Education proporcionará aos visitantes, ainda, a oportunidade de um primeiro contato com os materiais da Lego Education. Nesta oficina, os participantes seguirão um passo a passo de montagem e entenderão ao longo do processo um pouco mais sobre a metodologia da LEGO® e alguns princípios da tecnologia e robótica. Já na Oficina Maker, crianças e adolescentes construirão seu próprio mascote Astromaker, por meio das técnicas de recorte e encaixe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*