O astronauta Marcos Pontes, escolhido pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para ser o novo ministro de Ciência e Tecnologia, será um dos palestrantes do I Fórum Sorocaba de Cidades Inteligentes, a ser realizado no dia 11 de dezembro no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a partir das 9h.

O evento, promovido pela Prefeitura de Sorocaba por meio do PTS, contará com renomados palestrantes que abordarão o conceito de cidades inteligentes sob seus diversos aspectos, proporcionando ao público um rico intercâmbio de conhecimento.

A abertura do fórum, no dia 11, ocorrerá às 9h com o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas. Em seguida, Regiane Relva Romano, coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), discorrerá sobre “Cidades inteligentes: referências mundiais, tendências e o conceito FabCity”. Após, Mirian Zacarelli, secretária de Planejamento e Projetos de Sorocaba, abordará “Sorocaba em números”, apresentando fatos e dados da cidade.

Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono (natural de países que falam a língua portuguesa) a ir ao espaço, em 2006, falará sobre “Megatrends: quais os desafios que o futuro nos reserva?”. Segundo estudiosos e especialistas, existem algumas tendências de grande influência no desenvolvimento socioeconômico mundial que vão mudar o mundo como conhecemos hoje: crescimento urbano, mudanças climáticas e escassez de recursos, alterações demográficas e digitalização. Este cenário apresenta desafios e oportunidades para se viver mais e melhor.

Haverá, ainda, uma mesa redonda com os participantes do evento, com perguntas e respostas envolvendo o público. O encerramento se dará com o anúncio de Sorocaba como Fab City e posterior assinatura do manifesto.

“O Parque Tecnológico de Sorocaba tem esse papel de fomentar temas que estão sendo discutidos nas principais cidades do mundo. Realizar esse I Fórum de Smart City e contar com a participação do nosso futuro ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, é, sem dúvida, uma rica oportunidade para toda a nossa cidade”, disse o Presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas.

Cidades Inteligentes

Municípios considerados “Smart Cities” ou “Cidades Inteligentes” têm a tecnologia como catalizador do desenvolvimento econômico através de soluções criativas e inovadoras, com foco em qualidade de vida e sustentabilidade.

Sorocaba é considerada uma cidade com prerrogativas necessárias para integrar este movimento e, com o objetivo de fortalecer esta ideia, o Parque Tecnológico de Sorocaba organizou o fórum.

Serviço:

O I Fórum Sorocaba de Cidades Inteligentes será realizado no dia 11 de dezembro no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a partir das 9h. O Parque Tecnológico de Sorocaba fica na Avenida Itavuvu, 11.777. Inscrições e mais informações podem ser acessadas por meio do site: https://www.parquetecsorocaba.com.br/evento-details/15.

Total
1
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*