Fonte: Virtus

Nesse último sábado, (dia 19 de Janeiro de 2019) aconteceu no Parque Tecnológico de Sorocaba – PTS, o Primeiro Seminário sobre a Tecnologia Blockchain, um projeto que está sendo realizado pelo PTS em parceria com a empresa sorocabana de base tecnológica VIRTUS que estão criando em conjunto um Blockchain próprio para fomentar a segurança tecnológica na região de Sorocaba, oportunidade essa identificada e observada pelo Presidente do PTS Roberto Freitas.

O Seminário foi um sucesso, com um público muito interessado e comprometido, contou com a presença de personalidades da região metropolitana de Sorocaba e do Estado como o Presidente da OAB Sorocaba, Dr. Marcio Leme, o Presidente da CDL Votorantim, Sr. Marcos Poiato e os apoiadores do projeto o Presidente do Grupo Farma Ponte, o Sr. Luiz Marcos Caramanti e o Diretor de Marketing do mesmo Grupo, o Sr. Ricardo Leite que, também palestrou.

OAB Sorocaba Antenada

A nova diretoria da OAB Sorocaba se mostrou antenada nas novas tecnologias mostrando que a subseção local está de olho nessa tecnologia que tem total relação com o Direito tendo em vista a regulação que está ocorrendo no Brasil e os “Contratos Inteligentes” (Smart Contracts) que regulam na prática essa tecnologia.

O presidente da OAB Sorocaba comenta: “Nós da OAB Sorocaba, temos sempre como propósito o auxílio aos advogados em sua caminhada rumo à excelência na prestação de serviços jurídicos e para isso temos que conhecer e entender todas as inovações que surgem e que afetam ou venham a afetar a área jurídica e assim repassar esse conhecimento com clareza para que os advogados apliquem na sua rotina de trabalho. ”

CDL Votorantim Interessada

Quem também se mostrou de olho na inovação é a CDL Votorantim que entende que essa tecnologia irá mudar a forma como ocorre a relação consumidor e fornecedor como disse o Presidente da CDL Votorantim Marcos Poiato: “Manter-se atualizado a frente de novidades tecnológicas é essencial para todo empreendedor. Quando essa tecnologia propõe mudança significativa no comportamento de toda sociedade, é preciso ter o domínio e conhecimento sobre o assunto. Evento de excelente qualidade e esclarecedor.”

A Tecnologia

O Blockchain não ajuda somente na segurança, mas melhora o desempenho operacional e estratégico de empresas, facilitando, também, a captação de recursos, entre outros benefícios.

O Blockchain está transformando vários setores da economia como seguros, serviços bancários, serviços financeiros, comunicação, energia, serviços públicos, varejo, bens de consumo, saúde, entre outros. Tudo isso, pois permite realização de transações confiáveis entre empresas ou pessoas desconhecidas sem a necessidade de um intermediário que valide essa operação.

Empresas de Sorocaba já se posicionam

Diversas empresas de Sorocaba já estão iniciando o uso da tecnologia blockchain em seus sistemas e rotinas e estão somente no aguardo da Blockchain PTS | VIRTUS para iniciar o uso, porém já estão adaptando seus sistemas e negócios para essa nova realidade, como é o caso da Farma Ponte que de dois anos para cá está ficando cada vez mais tecnológica e utilizará o Blockchain sorocabano para suas pretensões estratégicas e comerciais, sendo esse um dos pontos de sua estratégia de expansão nacional.

O Diretor de Marketing do Grupo, Ricardo Leite apresentou os sistemas e aplicativos que utilizarão a tecnologia Blockchain e fala sobre essa empreitada tecnológica da empresa: “A tecnologia nos ajuda a entender as necessidades dos nossos clientes para que possamos atendê-los.”

A Parceira do PTS

A VIRTUS é uma empresa de Sorocaba que está expandindo seus negócios em âmbito nacional e até internacional, é um empresa que visa recompensar consumidores e trabalhadores com pontos que podem ser utilizados para realizar pagamento de produtos e serviços em estabelecimentos parceiros.

Tendo em vista a sua expansão, iniciou o desenvolvimento da tecologia blockchain para dar mais segurança em suas operações tecnológicas e para transformar o “Ponto” em uma “Criptomoeda” como a Bitcoin (criptomoeda mais famosa) mas com valor mobiliário garantido para o estabelecimento que a aceitar, como diz o Diretor da VIRTUS o Sr. Paulo Carpegiani: “A VIRTUS Coin substituirá o ponto normal pois terá um valor mínimo garantido para quem a deter, seja o consumidor ou o estabelecimento, portanto, será uma moeda digital que tem garantia de liquidez em moeda tradicional para quem desejar realizar a conversão”.

Dessa forma, o PTS cumprindo sua função de estimular o ecossistema tecnológico da região irá abrir essa tecnologia do Blockchain para outras empresas que estejam interessadas em utilizar essa tecnologia.

Curso Online

O PTS irá prover um curso online sobre essa tecnologia para esclarecer para interessados todos os pormenores e oportunidades que envolvem essa tecnologia disruptiva. Para isso, basta se cadastrar no site do Parque que receberá um convite. Para maiores detalhes, os interessados podem entrar em contato com o Parque Tecnológico de Sorocaba.

Total
7
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*