Nesta quinta (06), foi assinado pelo Prefeito de Sorocaba, José Crespo, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), o Decreto nº 24.379 que visa a criação do Comitê Gestor de Economia Criativa de Sorocaba. A assinatura aconteceu durante a abertura da Semana da Economia Criativa, realizada nesta quinta-feira (6), no PTS, com a realização de palestras, bate papo com jogadores profissionais de eSports, apresentações artísticas, música e foodtrucks, e a palestra da cofundadora do evento de moda São Paulo Fashion Week (SPFW), Graça Cabral.

O Comitê, que é formado por diversas entidades, instituições de ensino  superior, e especialistas da área,  tem como objetivo o desenvolvimento das iniciativas e diretrizes do plano “Sorocaba Criativa”. Entre as ações a serem desenvolvidas estão o mapeamento do setor da Economia Criativa (EC), desenvolvimemto do Plano Municipal da EC e a criação da Incubadora de EC da cidade.

Na ocasião, o Prefeito, anunciou que o PTS, em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) ficarão responsáveis pelo Barracão Cultural que fica próximo à estação ferroviária, onde será desenvolvida a Incubadora para projetos voltados à Economia Criativa. A Incubadora tem como principal frente preparar empresas iniciantes a ingressarem competitivamente no mercado, potencializando, assim, suas oportunidades de sucesso.

“O desenvolvimento do Plano de EC é uma das principais metas que eu tenho em meu governo e, agora, o PTS está maduro o bastante para ser o grande gestor dessa área em Sorocaba”, disse o Prefeito José Crespo.

 

Semana da Economia Criativa de Sorocaba

A assinatura do decreto ocorreu na Abertura da Semana da Economia Criativa de Sorocaba tem os seguintes parceiros: Clube dos Arquitetos, Complexo MOFO, Conexão Musas, Conselho da Cultura, Espaço Empreendedor (EE), FACENS, Innohub, INOVA Sorocaba, Jardim Urbano, MACS, Maloca Laboratório Urbano, PUPA, Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), SENAC e Space Coworking.

A Semana da EC, que vai até este domingo, 9 de dezembro, conta com mais de 20 eventos, inclusive com uma feira de artesanato realizada no andar térreo da Prefeitura nesta quinta e sexta-feira (6 e 7 de dezembro).

O Presidente do PTS, Roberto Freitas, esteve presente na abertura, e anunciou que games serão um dos focos do Parque em 2019, por meio da criação de softwares e cursos.

“A Semana Economia Criativa é um movimento voltado para aqueles que trabalham com a criatividade como valor principal do seu negócio é uma gama de pessoas, que vai desde artesãos até programadores de software, são pessoas que ganham dinheiro por meio da criação e arte e são apaixonadas por aquilo que fazem”, falou Freitas.

 

Graça Cabral, cofundadora do evento de moda São Paulo Fashion Week (SPFW) foi uma das palestrantes com o tema “Desenvolvimento econômico e competitividade através da criação”. Graça explicou quais os impactos da moda para economia e como foi criado um dos maiores desfiles de moda do mundo o SPFW.

“A moda é uma cadeia muito extensa, que impacta a vida de milhares de pessoas, dando emprego e visibilidade tanto para quem produz o tecido, como para quem trabalha diretamente no desfile”, disse Graça.

Para falar do tema “Economia Criativa para todos: conceito, impactos socioeconômicos e referências mundiais”, foi chamada a especialista em EC e Criadora da Garimpo Soluções, Ana Carla Fonseca.

“A EC depende do talento das pessoas, por isso é tão ligada intimamente ao ser humano”, contou Ana.

Para conhecer o calendário completo da Semana, e participar das atividades, basta acessar: http://sorocabacriativa.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*