Fonte: Secom

Após o prefeito José Crespo assumir a administração do município, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) passou a investir fortemente na capacitação de profissionais e na incubação de novas microempresas. Somente em 2018, mais de 100 palestras e treinamentos foram oferecidos a quem buscou complementar seu currículo para ingressar no mercado de trabalho, totalizando 35.156 visitas a instituição ao longo do ano.

Entre as mais de cem palestras, a presença da empreendedora e presidente do fundo de investimento MicroSeed da Band, Camila Farani, foi a atração que superou as expectativas de público. Com mais de 1.200 pessoas, foi necessário que a equipe do PTS transmitisse a apresentação em telões fora do auditório, para que todos pudessem participar. Outra presença de peso neste ano foi a do jornalista e escritor Caco Barcelos, que se apresentou durante a cerimônia de premiação do 2º Prêmio Sorocaba de Inovação.

Quem também visitou o parque neste ano foi o astronauta e atual ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Com uma apresentação sobre “Megatrends: quais os desafios que o futuro nos reserva?”, a presença da autoridade estreitou os relacionamentos municipais com o governo federal e propôs um debate sobre as tendências mundiais da tecnologia e da inovação para a gestão pública.

Na oportunidade, Marcos colocou Sorocaba como referência em tendências do futuro. “A partir do momento em que você tem essa perspectiva de como está nosso planeta, não tem como não se preocupar com isso e querer fazer mais. Esse é um dos passos das cidades inteligentes e acredito que é uma das correntes para o futuro. Sorocaba está na frente com esse tipo de pensamento”, ressalta o astronauta.

Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), nenhuma outra organização pública foi capaz de atrair tantos interessados em desenvolvimento e empreendedorismo em apenas um ano. A pesquisa da Endeavor justifica essa informação, uma vez em que a cidade está no ranking dos cinco municípios mais rápidos para se abrir uma empresa, motivo de grande interesse para os empresários brasileiros. A presença do PoupaTempo da Inovação contribuiu para isso, uma vez em que a ferramenta diminui os processos burocráticos que os empreendedores costumam enfrentar.

A Endeavor também colocou Sorocaba entre as 10 cidades brasileiras que mais investem em Economia Criativa. Em 2018, o prefeito José Crespo assinou o decreto nº 24.379, que cria o Comitê Gestor de Economia Criativa para a cidade. O Comitê, que é formado por diversas entidades, instituições de ensino superior, e especialistas da área, tem como objetivo o desenvolvimento das iniciativas e diretrizes do plano “Sorocaba Criativa”. A primeira ação foi a criação da Semana de Economia Criativa, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de dezembro e contou com palestras gratuitas, exposições e intervenções artísticas, trazendo visibilidade e incentivo ao empreendedorismo criativo.

Outro fator que atraiu a população foi a presença da maior feira estudantil da América Latina, a Expo Ciee, que aconteceu no PTS entre os dias 19 e 20 de outubro. A feira teve como principal objetivo facilitar o ingresso de estudantes no mercado de trabalho, proporcionando sua primeira oportunidade profissional. Durante o evento, 132 novas carteiras de trabalho foram emitidas para jovens das mais de 40 cidades que marcaram presença na Expo.

Segundo o presidente do PTS, Roberto Freitas, essa movimentação se tornará frequente no Parque Tecnológico, uma vez que eventos similares estão por vir. “Posso adiantar pra vocês que eventos como esse serão comuns aqui no PTS. Para o ano que vem, além da Expo Ciee, teremos uma feira linda voltada diretamente para o mercado tecnológico de Sorocaba e região”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*