O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), lança na próxima quarta-feira (01) o Plano Estratégico de Inovação, que consiste num planejamento completo para o biênio de 2019-2020, composto por 10 eixos de atuação que englobam assuntos de inovação, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento econômico e social da região metropolitana.

O evento, que tem início previsto para as 9h45, acontecerá no Salão de Vidro do Paço Municipal e contará com a presença de representantes e líderes de instituições educacionais, empresas e organizações interessadas nos assuntos abordados. A presença do prefeito José Crespo também está confirmada.

Além disso, o evento é aberto as instituições e demais pessoas que desejarem contribuir com sugestões de projetos para serem inseridos em um dos 10 eixos de atuação do Plano Estratégico.

Para enviar a sua proposta basta estruturar suas ideias em um projeto resumido, que tenha o objetivo de transformar Sorocaba em uma cidade cada vez mais inovadora. O projeto deverá ser enviado ao e-mail [email protected], contendo o nome e telefone do responsável. O Plano oficial, com todas as propostas selecionadas, será apresentado em novembro em uma cerimônia no gabinete do prefeito.

José Crespo afirma que a criação do Plano Estratégico de Inovação era urgente: como sede da região metropolitana, o município teria o papel de se organizar para colaborar com o processo de transformação da economia regional. Segundo o chefe do Executivo, “uma cidade com ambiente favorável à inovação tem grandes chances de ser um local melhor para todos os que vivem nela[…]. A Prefeitura investe nesse novo modelo de planejamento e inovação e conta com o Parque Tecnológico Sorocaba para a criação desse ambiente”.

O presidente do PTS, Roberto Freitas, idealizou e fez questão de acompanhar de perto toda a estruturação do planejamento. Segundo ele, o objetivo inicial do “replanejamento” era apenas atualizar o Planejamento Estratégico de Trabalho e adequá-lo às novas necessidades que dia-à-dia se apresentavam.

“O que seria apenas um ‘replanejamento’ se tornou um material rico em novas ideias e com possibilidade de se criar um grande movimento em favor da inovação da nossa cidade”, afirma Roberto.“Com a execução desse planejamento, acreditamos que a médio prazo Sorocaba se prepara para ser mais tecnológica, mais inovadora, uma cidade cada vez mais criativa ajudando a garantir o futuro de milhares de empreendedores, principalmente os pequenos que terão mais competitividade para disputar o mercado globalizado.” completa.

Dez eixos

Os eixos que nortearão o planejamento são: implementar legislação favorável ao desenvolvimento da inovação; desenvolver a Economia Criativa em Sorocaba e região, fomentar a Indústria 4.0; apoiar as startups; promover a procura pelo MEI e MPE´s de Sorocaba e região por meio do Poupatempo da Inovação; fomentar a interação nas empresas das IES, Poder Público e Mercado e estruturar mecanismos financeiros destinados ao apoio da inovação.

Também fazem parte do plano, elevar a participação das empresas de base tecnológica no PIB de Sorocaba nos próximos 10 anos; criar, implantar e incentivar novas tecnologias para transformar Sorocaba em uma Cidade Inteligente; criar cooperação com ecossistemas de inovação locais, regionais, nacionais e internacionais e difundir a cultura da inovação em Sorocaba e região também são propostas que compõem os eixos do Plano Estratégico.

O planejamento foi desenvolvido em três dias de workshop, que lançava provocações com objetivo de buscar respostas e soluções para melhorar o planejamento de trabalho. Utilizando técnicas e ferramentas como o Brainstorming, a análise de Swot, o Design Thinking e o Canvas, o workshop permitiu o aproveitamento máximo de novas ideias dos participantes, criando propostas inovadoras e criativas que o PTS não tinha como escopo.

O plano oficial tem início previsto para janeiro de 2019 e promete trazer grandes avanços no desenvolvimento econômico e social da região metropolitana de Sorocaba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*