Fonte: Secom

Sorocaba vai contar, até o início de abril, com uma Escola de Economia Criativa, que funcionará no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e oferecerá cursos de forma gratuita para toda a região, tendo como principal objetivo capacitar e formar novos profissionais, com foco especial em “Influenciadores Digitais”. O anúncio foi feito pelo prefeito de Sorocaba, José Crespo, na noite desta quarta-feira, durante o “1º Encontro de Digital Influencers de Sorocaba”, no PTS. Idealizado pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba, o evento contou com a presença de importantes profissionais da área, como Nah Cardoso, Vih Tube, Irmãos Berti, entre outros, e reuniu centenas de pessoas que se inscreveram previamente, além de secretários, servidores municipais, lideranças civis, vereadores.

O secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, responsável pela organização, destacou a importância da iniciativa de se fazer esse primeiro encontro de influenciadores digitais organizado por uma Prefeitura, que é também o primeiro do tipo no Estado de São Paulo, e a importância de reunir 13 personalidades com milhões de seguidores nas redes sociais. “Quando tivemos a ideia na Secom de fazer esse evento, pensávamos em prestar uma homenagem a todos aqueles que levam o nome de Sorocaba para o mundo, mas acabamos por reunir em lugar só todos esses importantes influenciadores  para falar de Empreendedorismo e Marketing Digital”, disse o secretário, que completou: “E acho que alcançamos esse objetivo, pois atraímos centenas de pessoas, a maioria jovens, e que puderam ouvir depoimentos dessas personalidades e ainda ter a oportunidade de contar com duas palestras de dois profissionais das áreas de comunicação, jornalismo e marketing digital. E agora temos ainda o anúncio dos mais importantes: a implantação da Escola de Economia Criativa.”

A escola ocupará um amplo espaço nas dependências do Parque Tecnológico, cuja estrutura já está toda adaptada. Ela reunirá diversos cursos, tais como: Gerenciamento de Redes Sociais, Programação Básica, Curso de Montagem de Drone, Curso Básico de Realidade Virtual, Curso Básico de Impressora 3D, Ferramentas Google Works, Edição de Vídeo, Fotografia & Photoshop e muito mais. “Este evento maravilhoso de hoje (quarta-feira, dia 13), onde estamos reunindo importantes influenciadores digitais e que levam o nome de Sorocaba para todos os cantos do país e do mundo, diante de um público enorme aqui presente, demonstra a importância que a economia criativa representa. Por isso, lancei um desafio ao presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, para que implantasse essa escola para beneficiar, de forma gratuita, a população de nossa cidade e também da nossa região”, disse o prefeito José Crespo, durante o evento, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo.

De acordo com o presidente do PTS, Roberto Freitas, o lançamento da escola está ligada a um dos principais objetivos do governo do prefeito de Sorocaba, que é de tornar a cidade cada vez mais forte no setor da Economia Criativa: “O evento de influenciadores digitais foi um pedido do prefeito José Crespo, que nos sugeriu a criação de capacitações para a formação de novos youtubers sorocabanos”, afirmou, ressaltando que “a formação de novos profissionais, além movimentar a economia da cidade, também coloca Sorocaba, cada vez mais, em evidência, chamando a atenção de novos investidores e empresas”.

Compartilhamento de experiências

O evento realizado nesta quarta-feira contou com a participação de 13 youtubers e instagrammers que moram em Sorocaba, que tiveram seu talento reconhecido. Dentre os convidados, Vitória Morais, mais conhecida como Viih Tube, youtuber de 18 anos de idade natural de Sorocaba, que se tornou conhecida na internet em 2014 e aos poucos foi conquistando milhões de inscritos, contando atualmente com mais de 7 milhões de seguidores no YouTube e mais de 9 milhões no Instagram. Também foram homenageados a youtuber Viviane Felício; os Irmãos Berti, cantores de pop funk e youtubers; a fashion influencer Micheli Fernandes; a youtuber e colunista do portal R7 de culinária Tati Romano; a influenciadora do mundo fitness Mariana Soncim; os gamers Robin Hood, Beto Gamer e Hey Davi; o influenciador e cantor Mc Gonzaga; a influenciadora e apresentadora Sheila Tuds; e a influenciadora, apresentadora e youtuber de música gospel Estrela. Além da atriz, blogueira e youtuber Nah Cardoso, de São Paulo, que soma mais de 7 milhões de seguidores em suas redes sociais e palestrou sobre o tema “Como ter destaque e se reinventar no meio digital”.

Cada um falou ao público presente sobre o início da carreira, as dificuldades, conquistas e, sobretudo, o empreendedorismo digital. A programação contou também com a presença da jornalista e dona do Canal “Óh quem fala”, Bianca Celoto; e do executivo de negócios da TV Record Paulista, Fábio Marchetti, que abordaram sobre essa nova profissão e como ser relevante nesse mercado atraindo investimentos de empresas.

Durante o evento, o público ainda pode conferir apresentações artísticas e musicais da bailaria e professora de dança do ventre Surah Zakia Faria, além os Irmãos Berti, cantores de pop funk e youtubers, e do cantor e influenciador Mc Gonzaga.

Confira como foi:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*