O 2º Prêmio Sorocaba de Inovação, promovido pela Prefeitura de Sorocaba por meio do Parque Tecnológico (PTS), recebeu 113 inscritos, dos quais 47 foram qualificados e avançarão para as próximas fases.

A segunda edição do Prêmio Sorocaba de Inovação foi reestruturada sob o tema “cidade inovadora”, de modo a promover o engajamento da sociedade civil e a atuação conjunta dos setores público e privado. Premiar-se-ão ideias inovadoras que contribuam para o desenvolvimento e a consolidação do município de Sorocaba como uma cidade inovadora e comprometida com o bem-estar social.

O Prêmio tem por objetivo, entre outros, identificar demandas e criar oportunidades para a criação e implementação de soluções inovadoras que contribuam para a otimização da atuação do poder público em Sorocaba. Além disso, visa promover e estimular o desenvolvimento socioeconômico através da inovação.

“O Prêmio de Inovação é uma importante ferramenta de fomento a cultura da inovação. Este ano o prêmio tem a proposta de engajar a sociedade para a resolução dos problemas do poder público’, afirma o Presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto de Freitas.

As 47 ideias qualificadas serão avaliadas individual e remotamente por membros da Comissão Julgadora, considerando os critérios previstos no regulamento do Prêmio. Cada ideia receberá três notas, de 0 a 5 (sendo 0 a nota mínima e 5 a nota máxima). Serão três avaliadores diferentes, sendo considerada como nota final de cada projeto a média aritmética das notas dos três avaliadores.

Serão semifinalistas de cada categoria as 5 ideias avaliadas com as notas finais mais altas. Este processo será executado pela consultoria Innohub e auditado pela equipe do Parque Tecnológico de Sorocaba. Os semifinalistas serão informados pelo Parque Tecnológico por e-mail (endereço eletrônico cadastrado na inscrição), através do qual também receberão as informações necessárias para sua participação na fase seguinte.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 5 de dezembro, no Parque Tecnológico de Sorocaba. As ideias vencedoras de cada categoria serão anunciadas e seus idealizadores chamados ao palco para uma breve apresentação, oportunidade na qual receberão um troféu das autoridades presentes.

Além do troféu, as ideias vencedoras serão incubadas no Parque Tecnológico de Sorocaba por um período de 6 meses para desenvolvimento e validação. Os idealizadores receberão, durante o mesmo período, mentoria da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba – Inova.

Poderão, ainda, participar do programa de apoio à criação de negócios de alto impacto e inovação tecnológica do PTS, com gratuidade de 6 meses. Os idealizadores serão também contemplados com todo o processo de pedido de registro de patente: consultoria e taxas, gratuitamente. As ideias finalistas de todas as categorias receberão um certificado.

Um dos palestrantes presentes na cerimônia de premiação, Fernando Kimura atuou no setor de marketing de pequenas e médias empresas da Microsoft Brasil, e no marketing da Oracle para a América Latina.

Kimura é formado em Administração em Empresas com ênfase em Marketing pela Anhembi Morumbi, especializado em Marketing Digital pela ESPM, Neuromarketing pela UBA (Universidad de Buenos Aires) e Qualidade em Serviços pelo Disney Institute, Orlando (USA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*