O Parque Tecnológico de Sorocaba sedia, neste sábado (28) e domingo (29), das 9h às 16h, o 5º Festival de Robótica, evento que estimula o trabalho em equipe, a solução de problemas e o pensamento crítico dos alunos participantes. A entrada é um quilo de alimento não-perecível.

Esta nova edição será inspirada no universo de Star Wars, tendo como tema central as “Cidades do Futuro”, base das competições para que estudantes cumpram desafios e encontrem soluções visando à construção de um mundo mais harmônico.

O 5º Festival de Robótica vai reunir 75 escolas, 860 alunos, 106 equipes, 212 mentores e técnicos. Mais do que números, o objetivo do evento é incentivar a ciência e a tecnologia nas unidades de ensino, fazer com que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e o senso de planejamento, bem como despertar a consciência para os valores do trabalho em equipe.

Em Sorocaba, a robótica já é uma realidade nas escolas municipais desde março, quando foi lançado o programa extracurricular “Robot Maker”. A oficina, iniciativa do Parque Tecnológico, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a ViaMaker Education, visa desenvolver competências socioemocionais e cognitivas, desafiando a criatividade, comunicação, perseverança e estimulando o perfil de liderança e de empreendedorismo nos alunos do ensino fundamental II.

Conforme o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, por meio da robótica as crianças têm a oportunidade de aprender um pouco mais e de maneira lúdica. “Os países desenvolvidos têm robótica na educação e as principais escolas particulares do Brasil já estão adotando. Então é uma inovação muito grande nossa cidade contar com este projeto”, acrescenta.

Já o CEO da Viamaker Education, empresa organizadora do festival, Daniel Lorenti, explica que o propósito do evento a ser realizado neste fim de semana é preparar os estudantes para a vida e mostrar que a robótica desenvolve valores para além da sala de aula, permitindo a possibilidade de construir um mundo melhor.

O Festival

O 5º Festival de Robótica é destinado a alunos do ensino fundamental I, fundamental II e ensino médio. As competições serão divididas em grupos diferentes nos dois dias.

O primeiro dia é destinado a estudantes do ensino fundamental I (de 6 a 10 anos), em equipes com 4 a 6 alunos, um tutor e um técnico. Os alunos deverão apresentar uma pesquisa realizada com base na temática do evento, que é “Cidades do Futuro”, e a partir de um problema propor uma solução. Uma maquete feita com uso de peças lego deve representar a pesquisa junto a um cartaz a ser produzido para mostrar o que foi aprendido e o que o projeto representou.

Já o segundo dia é voltado a alunos do ensino fundamental II e ensino médio (de 11 a 16 anos), em equipes com 6 a 10 alunos, um tutor e um técnico. Eles deverão encarar os desafios de uma mesa de competição mais complexa para a qual realizam treinos no período da manhã e, à tarde, a competição é iniciada.

Outras atrações

Além de estudantes, educadores, técnicos e tutores participantes do 5º Festival de Robótica, o evento deve reunir mais de 12 mil visitantes. A entrada é condicionada à entrega de um quilo de alimento não-perecível, que será doado às instituições Casa do Menor; Educandário Bezerra de Menezes; Ação Comunitária Inhayba; Vila dos Velhinhos e Gpaci. A escola mais solidária será presenteada, pelos organizadores, com uma placa.

Serviço

5º Festival de Robótica 2019

Quando: Neste sábado e domingo, 28 e 29 de setembro

Horário: das 9h às 16h

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba – Avenida Itavuvu, 11.777, Jardim Santa Cecília

Mais informações: http://festivalderobotica.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*