A partir das 9h desta sexta-feira (6), o PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) recebe representantes das prefeituras da Região Metropolitana de Sorocaba, deputados, autoridades e o secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flávio Amary, para um evento que vai tratar das cidades inteligentes.

O presidente do PTS, Roberto Freitas, explica que a iniciativa é da AEAS (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba), em parceria com o Parque Tecnológico, que, por meio de palestras, vai colocar em discussão temas como: economia, empreendedorismo, governança, inovação, entre outros.

Chamado de “Fórum Cidades Inteligentes – Tendências”, o evento terá a participação de diversos especialistas nesta sexta-feira (6). Entre eles: Davi Paunovic (Sebrae), Sofia Harbs (Innohub), Rubens Romano (AEAS Jovem), Iara Negreiros (Comissão de Estudos de Cidades e Comunidades Sustentáveis – ABNT), Daniela Brito (prefeita de Monteiro Lobato), Sandra Lanças (AEAS) e Marcos Weiss (MR/W Brasil).

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, e os deputados federais Jefferson Campos e Vitor Lippi são esperados no fórum, que pretende formalizar a criação do Comitê de Cidades Inteligentes, liderado pela AEAS. “O objetivo é promover e integrar ações relacionadas ao tema Smart Cities que possam ser implantadas na Região Metropolitana de Sorocaba”, conta Roberto Freitas.

NA QUINTA-FEIRA

O “Fórum Cidades Inteligentes – Tendências” começa já nesta quinta-feira (5), na Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba). Durante todo o dia, os temas das palestras variam de tecnologia a meio ambiente. Entre os especialistas presentes estão: Regiane Romano (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Júlio Ribeiro (HubSE Tecnologia), Maurício Motta (Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba), Hewerton Bartoli (R3CICLo Gestão de Resíduos), Carlos Silvestre (Salmeron Ambiental), Marney Antunes (EDP), Renato Gianolla (especialista da área de mobilidade) e Eduardo Honorato (Munio Security).

O organizador do evento, o engenheiro Luiz Costa, diz que a finalidade é demonstrar a importância das engenharias para o desenvolvimento de uma cidade inteligente, do atendimento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU (Organização das Nações Unidas), bem como fomentar discussões pertinentes e formar replicadores. “Queremos disseminar os conceitos de cidades inteligentes na comunidade acadêmica, nas AEAS Jovens e entre os profissionais das áreas afins”, acrescenta.

SERVIÇO

“Fórum Cidades Inteligentes – Tendências”

Quando: Nesta sexta-feira, 6 de dezembro

Horário: Das 9h às 17h

Onde: Parque Tecnológico de Sorocaba – Avenida Itavuvu, 11.777, Jardim Santa Cecília

Informações: www.aeas.org.br/eventos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*