Ao longo desta semana, o PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) promove o Empretec, seminário que tem como objetivo desenvolver as características do empreendedor de sucesso. Em parceria com o escritório regional do Sebrae em Sorocaba, o evento segue até sábado (14) e reúne 34 pessoas que participam de programas estruturados pelo PTS. O grupo é composto por startups e empreendedores dos ramos de tecnologia da informação e comunicação e artesanato.

A analista de negócios sênior do Sebrae, Malu Salem Cerqueira, conta que aqueles que passam pelo Empretec adquirem habilidades e potencialidades que facilitam a tomada de decisões ao longo da vida profissional e pessoal.

“É um seminário semi-imersivo e vivencial que transforma a visão do participante em relação as suas atitudes”, afirma.

Autoconhecimento, liderança, controle de finanças e negócios são temas abordados pelos facilitadores do Empretec. “O Parque Tecnológico está atuando de acordo com sua missão, que é a de investir e apoiar os empreendedores da Região Metropolitana de Sorocaba”, comenta Malu.

Para o presidente do PTS, Roberto Freitas, a parceria com o Sebrae para a realização do Empretec criou condições de oferecer o que existe de mais inovador no mundo do empreendedorismo. “É o melhor curso de impacto para mudança de comportamento do empreendedor, pois você entra um e sai outro, com uma visão mais aprofundada sobre o seu papel como empresário”, destaca. “É uma iniciativa de apoio e fomento ao empreendedorismo e à economia criativa da região.”

Ele, que classifica o Parque Tecnológico como o grande centro de aprendizagem do empreendedorismo inovador, adianta que para o ano que vem, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba e ainda de outros parceiros, diversos programas para os mais diferentes personagens do empreendedorismo vão continuar sendo realizados.

O EMPRETEC

Realizado em 40 países e desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Empretec desafia o participante em atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base dez características comportamentais: busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.

Quem está participando desta edição do Empretec é o consultor em agrocomunicação, Eduardo Henrique Eltink, 46 anos. Ele conta que ficou sabendo do seminário por meio de amigos. No segundo dia do evento, já absorveu muitos conhecimentos que pretende aplicar no dia a dia profissional. “Me desliguei das atividades de minha empresa nesta semana e estou neste processo de imersão”, diz. “Por meio de dinâmicas e metodologias próprias, temos visto o comportamento de empreendedores do mundo todo que nos levam a refletir, discutir e a replicar esses novos conhecimentos na nossa na vida empresarial”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*