O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas, foi incumbido de fazer a abertura do Fab City Sorocaba, evento internacional que será realizado pela Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), na próxima quinta-feira (26), das 9h às 12h30.

Ao lado do reitor do Centro Universitário Facens, Paulo Roberto Carvalho, e do diretor do Sesi Sorocaba, Júlio Martins, ele vai falar sobre a importância de uma Fab City, que é desenvolver cidades totalmente produtivas e globalmente conectadas, com habitantes que partilham conhecimentos.

O Fab City Sorocaba vai abordar cases nacionais, internacionais, conceitos e aplicações da iniciativa com diversos influenciadores, empreendedores e profissionais envolvidos para compartilhar experiências, entre eles o idealizador e fundador do Fab City Global, Tomas Diez.

Também estão confirmados: Regiane Relva Romano (assessora do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Raquel Peñalosa (arquiteta paisagista que trabalha no Encontro de Arquitetura Paisagista, Design Participativo Urbano, Cidadania Ativa e Inovação Social) e Kenzo Abiko (arquiteto, maker, fab manager formado pela Fab Foundation e um dos principais pontos de contato da fundação no Brasil).

Roberto Freitas considera importante participar do evento, pois no fim de agosto o Parque Tecnológico inaugurou a sua Fab Lab, espaço de criatividade, aprendizado e inovação, acessível a todos os interessados em desenvolver e construir projetos, bem como compartilhar conhecimentos.

Já o reitor do Centro Universitário Facens, Paulo Roberto Carvalho, entende que as palestras e os debates vão contribuir para tornar Sorocaba uma cidade mais inteligente e que estimula a economia circular, produzindo e consumindo as próprias mercadorias, diminuindo o transporte, a poluição e trazendo outros benefícios para a região. “O Parque Tecnológico tem papel fundamental na realização do evento, pois foi por meio dele que a Facens pôde inaugurar um Fab Lab”, acrescenta.

Serviço

Fab City Sorocaba

Quando: Quinta-feira, 26 de setembro, das 9h às 12h30

Onde: Facens – Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425, Jardim Constantino Matucci, Sorocaba

Inscrições: http://bit.ly/fabcityfacens

Informações: (15) 3238-1188 e https://facens.br/noticias/fab-lab-facens/evento-fab-city-sorocaba-na-facens

Programação

9h – Cadastramento e coffee de boas-vindas

9h30 – Abertura do evento com Paulo Roberto Carvalho (reitor da Facens), Roberto Freitas (presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba) e Júlio Martins (diretor do Sesi Sorocaba)

9h50 – Panorama geral de Smart Cities com foco em FabCities com Regiane Relva Romano (MCTIC)

10h10 – “Fabricação Digital e Criatividade: o Programa de Tecnologias e Artes do Sesc SP” com Rafael Munduruca, assistente da gerência de artes visuais e tecnologias do Sesc-SP

10h20 – O conceito de FabCity e cases de sucesso internacional com Tomas Diez (FabLab Barcelona)

11h – Estruturação local e a importância dos FabCity Summits com Raquel Penalosa (Fab Foundation)

11h30 – Cases – FabCity Belo Horizonte e Iniciativas FabCity Sorocaba com Carla Werkhaizer e Rodrigo Reis (Newton) e Luciana Gomes e Antoni Romitti (Facens)

12h – Mesa Redonda: FabCity, FabCountry e FabWorld, sustentabilidade das cidades no conceito global – Mediador: Kenzo Abiko (Instituto FabLab Br), com Tomás, Raquel, Regiane e Roberto Freitas

12h30 – Encerramento

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*