O processo de internacionalização de empresas é um dos focos do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) para este ano. Assim, na tarde desta segunda-feira (6), representantes do IBREI (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais) estiveram na cidade para tratar do tema. A proposta é organizar, em Sorocaba, um evento que visa mostrar às startups incubadas no Parque Tecnológico e outras da região as maneiras de se fazer negócios com o mercado externo.

O presidente do IBREI, Mauricio Prazak, entende que o evento, cuja data ainda será definida, vai possibilitar que o Instituto seja apresentado aos profissionais, empresas e instituições, públicas ou privadas, além de esclarecer dúvidas daqueles que têm interesse em exportar, criar networking e buscar bons fornecedores de outros países.

Ainda conforme Mauricio Prazak, o Parque Tecnológico terá papel fundamental na visibilidade do evento. “O IBREI e o PTS têm em comum a disseminação da cultura do empreendedorismo para o desenvolvimento, por meio da articulação entre o poder público e os setores empresarial e industrial”, afirma.

Na reunião também foi proposta a assinatura de um termo de cooperação entre o Parque Tecnológico e o Instituto com objetivo de ajudar os interessados a expandirem os seus negócios dentro e fora do Brasil, bem como colaborar para que os empresários estrangeiros enxerguem as oportunidades que há em nosso país.

O presidente do PTS, Roberto Freitas, deixou a reunião, que durou cerca de duas horas, bastante animado, pois, segundo ele, os principais eventos voltados ao tema internacionalização são organizados pelo IBREI. “Discutimos ainda a possibilidade de realizarmos missões internacionais para conhecer outros países e, claro, fazer negócios”, acrescenta.

O processo de internacionalização de empresas recebe atenção do PTS desde o ano passado. Em 11 de dezembro, por exemplo, o cônsul-honorário do Brasil em Orlando, Estados Unidos, Dr. Joel Stewart, esteve em Sorocaba ministrando a palestra “Internacionalização de Empresas nos EUA: Oportunidades e Procedimentos”. Na ocasião, foram abordados os meios e as possibilidades de se fazer negócios com os Estados Unidos e apresentadas diversas maneiras para que empresas locais recebam investimentos daquele país.

O IBREI

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais é uma associação civil, sem fins lucrativos, que congrega pessoas físicas e jurídicas, em diferentes países, visando o desenvolvimento nacional. Tem como missão criar um elo entre profissionais, empresas e instituições, públicas e privadas, aprimorando a qualidade do ambiente de negócios nacional e internacional.

O IBREI ainda auxilia os interessados na estruturação e no desenvolvimento de suas atividades. Promove cursos, palestras, treinamentos, programas executivos, entre outros. “Queremos ser a principal referência para o desenvolvimento de negócios entre o Brasil e o mundo”, ressalta o presidente Mauricio Prazak.

A sede central do Instituto está localizada em São Paulo, com regionais em Brasília e em Goiânia e atuação em vários países: Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Holanda, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido, Colômbia, Paraguai, Uruguai, China e Coreia do Sul.

 

Na foto, da esquerda para a direita: Paulo Henrique Marcelo, Mauricio Prazak, Roberto Freitas, Sandra Sawae Takaguti e Vanessa Vaccari

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*